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Atração do Cliente pelo Cheiro!

Quer Criar uma Experiência INCRÍVEL com seu cliente todas as vezes que ele vai até a sua clínica? Então leia esse POST para saber como fazer.

VOCÊ POSSUI A TÉCNICA PARA O MELHOR RESULTADO FÍSICO, AGORA PRECISA DO CLIENTE PARA APLICAR.

São tantos cursos de DRENAGEM, MASSAGEM, O novo aparelho, A Nova técnica que promete um resultado incríveL e imediato para nossa cliente que logo pensamos “ Isso na minha mão, vai bombar”.Porém, ao terminar o curso, você percebe que os clientes não vem na mesma velocidade que os resultados.

Neste cenário, inúmeras esteticistas me procuram desmotivadas, pois investiram muito e não obtiveram o retorno esperado. Começam a questionar a forma de atuação, a crise, a saturação do mercado, sorte e tudo aquilo que imaginam serem fatores que as impedem de prosperar. Contudo, elas não enxergam que assim como fazer um protocolo excelente gera resultados nas suas clientes, as vendas também possui suas artimanhas e manobras.

Portanto, é importante frisar que a culpa pelos resultados insatisfatórios é um sentimento recorrente entre grande parte das profissionais da estética. A faculdade, Pós Graduação e vários outros cursos livres NÃO ensinaram a ser empresária da estética, MAS COM CERTEZA TE FORMOU UMA EXCELENTE ESTETICISTA.

Sendo assim, quero lhe convidar para realizar a leitura deste conteúdo, objetivando assim o conhecimento mais aprofundado sobre a JORNADA DO CLIENTE, com foco especial no Marketing DOS SENTIDOS / MARKETING SENSORIAL.

Inúmeras empresas se beneficiam deste tipo de técnica. Quando eu cito empresas, eu exemplifico GIGANTES como a Disney,  a qual explora o Marketing Sensorial em grande escala. A empresa atualmente é considerada A MAIOR EMPRESA DE ENTRETENIMENTO DO MUNDO.

MAS AFINAL, O QUE É MARKETING SINESTÉSICO OU SENSORIAL? COMO POSSO UTILIZAR EM MINHA CLÍNICA DE ESTÉTICA?

O Marketing Sinestésico são ações que exploram os sentidos humanos para vendas, sendo eles:  tato, olfato, visão, audição e paladar.

O conceito está em adotar essa estratégia como uma maneira da empresa se diferenciar em relação ao mercado por meio do foco na experiência do consumidor.

Todas nossas escolhas nascem e despertam em um dos cinco sentidos. Então, explorá-los são quesitos importantes e primordiais para alavancar sua diferenciação no mercado de trabalho. Na área da estética e da Beleza essa técnica deve ser EXPLORADA ao máximo, pois quando recebemos as clientes em nossa clínica,  diversas vezes elas trazem consigo uma sensibilidade aflorada.

Para que serve o Marketing Sinestésico?

O Marketing Sinestésico tem como missão atingir o subconsciente dos consumidores, de forma a influenciar o comportamento de compra do cliente.

Hoje a forma de se fazer Marketing sofreu mutações, bem como a forma de enxergarmos o mundo também vem sofrendo variações constantes. Antigas propagandas que antes faziam um efeito absurdo, hoje sequer conseguem ter notoriedade. Exemplo são os panfletos que durante muitos anos se fizeram  eficazes como técnica de Marketing, porém nos dias atuais essa prática é vista com repulsa por grande parte das pessoas em virtude de questões ambientais.

A exploração dos sentidos é um quesito importante e que primamos por “marcar” cada cliente de forma especial. Desta forma, a lembrança do nosso estabelecimento se tornará constante em diversos momentos do cotidiano de cada cliente.

Você pode estar se questionando sobre a eficácia da técnica, quiçá achar exagero sobre o que foi explanado. Então, convido-lhe explorar um dos 5 sentidos que considero um dos mais PODEROSOS, o OLFATO. A partir de hoje mantenha o hábito de utilizá-lo para ver total diferença na fidelização dos seus clientes e consequentemente resultado nas vendas.

OLFATO: O cheiro da Chuva, do café sendo coado na hora, do bolo de fubá no forno, enfim, esses cheiros não significam apenas o aroma de quando estão acontecendo, eles provocam experiências.

Muitos repetem frases como: adoro dormir com aquele cheirinho de terra molhada. Já parou para pensar sobre essa frase? O cheiro da terra molhada produz muito além do OLFATO ele produz um SENTIMENTO, uma sensação de bem estar.

Nosso cérebro é viciado em SENSAÇÕES DE PRAZER. Citamos como um exemplo as drogas. Essas substâncias provocam inicialmente uma SENSAÇÃO “BOA”, e nosso cérebro não sabe distinguir quimicamente se aquilo terá uma boa consequência ou não. O indivíduo anseia sentir novamente  a mesma sensação cada vez mais , desta forma se inicia o ciclo do vício, tão destruidor e atuante na vida dos seres humanos.

Contudo, vamos explorar o lado positivo dessas sensações, a parte “boa” que tende a ser aquilo que vamos chamar de pontapé inicial de preparação do terreno para um bom plantio.

COMO O SENTIDO DO OLFATO PODE AJUDAR VOCÊ EM SUA CLÍNICA ?

Agora que você já entendeu como somos atraídos pelos sentidos, fica mais fácil a explicação sobre a técnica de utilização.

Uma cliente quando chega em clínica de estética tem como objetivos o bem estar físico e mental. Quem procura uma esteticista tem a intenção de alimentar seu ego e vaidade, melhorar suas qualidades e não menos importante, anseiam por momentos de relaxamento, uma desacelerada em meio às atribuições e agitação dos afazeres cotidiano.

Ao chegar em um ambiente onde o cheiro remete boas lembranças, o cliente sente-se cada vez mais envolvido com a empresa, por diversos motivos já citado acima.Seria incrível esta relação,não é mesmo?

Vou citar um exemplo prático. Vamos imaginar que sua Clínica tenha um aroma próprio de canela. Grande parte das pessoas possuem afeição por este aroma. O cheiro de canela provoca inúmeros benefícios e aguça a parte do cérebro onde provoca sentimentos como do aconchego. Não seria interessante manter esse sentimento dos clientes em relação à sua clínica? Claro que sim !

Nesse momento você trouxe a cliente pelo Olfato, mas já começou a transformar esse AROMA em sentimento. Sendo assim, o seu atendimento já despertou algo a mais, você já está vários passos à frente de diversos concorrentes que prestam serviços rotineiros.

Outro exemplo. Ao terminar a sessão com a cliente, como forma de carinho e gentileza, você oferta  um sachê que pode ser utilizado em alguma peça de roupa ou cômodo da preferência do cliente . Neste momento você associou o aroma e sua empresa à pessoa da cliente, aproveitou o bem estar da cliente para fazê-la lembrar do sua clínica. Neste momento você fez um dois em um, duas boas sensações, uma aliada ao sentimento e a outra aliada à boa prestação de serviço relacionada e internalizada na pessoa da cliente.

Caso você tenha interesse em conhecer sobre a técnica e os diversos aromas, elaborei um arquivo (CLIQUE AQUI PARA RECEBER) que você pode escolher e utilizar da melhor forma em sua clínica de estética. Qual combina com cada sentimento? Qual tem mais o seu estilo? Qual aroma você quer associar à sua empresa?

divandonaestetica

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